quinta-feira, 30 de abril de 2020

Medo de escrever




    Um dos maiores empecilhos para quem pretende ser um escritor, não necessariamente um profissional, é o medo de escrever. O medo paralisa tudo, mas é bastante forte quando se trata de alguma atividade criativa ou artística como a escrita. 

    Seja por não se sentir seguro com a sua própria técnica ou por achar que não tem conhecimento suficiente para escrever qualquer coisa que seja, o aspirante a escritor começa a desanimar e a cair em uma espécie de torpor criativo. Isso leva à morte de qualquer pretensão ou objetivo de entrar no mundo da escrita.

    Outra razão comum é temer a reação das pessoas em relação aos seus textos, que nunca conhecem a luz da vida pois só existem na cabeça dele. O sentimento de inferioridade, quando se compara aos grandes escritores do passado e do presente, e também com aqueles que nem são tão grandes assim mas são tratados como tal, leva ao iniciante desanimar nas primeiras frases e largar qualquer tentativa de escrita.

    Não preciso dizer que o resultado seja uma vida frustrada e triste.

    Eu já sofri muito com isso. E em certa medida ainda sofro. Mas estou tentando mudar esse infeliz hábito. Uma prova disso é esse blog, que foi criado justamente para desenvolver minha escrita. Como você pode ver, caro leitor inexistente, meus textos são repletos de erros e falhas; mas estou tentando melhorar. O que vou falar pode parecer um clichê mas é verdade: a prática leva à perfeição.

    Algum dia a perfeição chega... espero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última postagem:

Vida monástica na cidade

    Nos últimos dias, estou lendo alguns livros sobre a vocação monástica e vida contemplativa. Cansei de ficar lendo livros de Histór...

Mais postagens: