domingo, 24 de maio de 2020

Vida monástica na cidade




    Nos últimos dias, estou lendo alguns livros sobre a vocação monástica e vida contemplativa. Cansei de ficar lendo livros de História e sobre os assuntos da cidade dos homens, pretendo passar os próximos dias, ou semanas, lendo mais sobre teologia e espiritualidade, ou seja, sobre a cidade de Deus.

   Agora estou ocupado com dois livros, o primeiro é uma coleção de cartas de São Barsanúfio, uma grande parte dele endereçada para outro venerável eremita, João o profeta. É uma excelente leitura, mesmo sem conhecer muito sobre esses santos homens, estou gostando de me familiarizar com eles. É interessante notar o papel de mestre e pai espiritual que São Barsanúfio tinha com o venerável João; vendo que ele também possuía as dificuldades que eu encontro para seguir uma vida espiritual, me dá esperança para perseverar.

  São mais de 800 cartas, algumas de admoestação outras curtos bilhetes de conselhos, mas todas demonstrando uma profunda vida espiritual e pleno conhecimento das Sagradas Escrituras. São Barsanúfio da Palestina realmente é um homem que viveu de acordo com a vontade de Deus para a sua vida, e que soube progredir na vida espiritual e no amor a Deus e ao próximo.

   O outro livro que estou lendo é El desierto en la ciudad, estou lendo em espanhol por isso coloquei assim, escrito por Carlo Carretto. Aliás, apenas a vida deste homem daria para fazer uma postagem aqui no blog, na verdade daria para fazer um belo filme. Um militante da Ação Católica, se converte e entende que Deus o chama para o deserto... e literalmente ele vai para o Deserto do Saara, se torna religioso dos pequenos irmãos do Evangelho e lá escreve diversos livros depois dessa conversão. 

   Não sei muito sobre a biografia do religioso escritor, mas provavelmente os superiores pediram  que ele deixasse um pouco a vida contemplativa e saísse do mosteiro para evangelizar nas cidades. Uma das cidades visitadas, e onde ele teve a inspiração para escrever o livro que mencionei, é Hong Kong; um lugar totalmente inusitado para um eremita ou monge viver.

   Mas é justamente essa a importância do livro, mostrar que é possível viver uma vida de adoração e união com Deus em plena cidade. No meio do turbilhão de barulhos, distrações e tentações da vida urbana, pode-se encontrar o deserto, pois o Reino de Deus já está no meio de nós (Lc 17, 21).

  Enfim, ainda preciso terminar a leitura desses livros, no futuro farei outra postagem sobre esse assunto, mas já tenho a certeza que será uma experiência muito proveitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última postagem:

Vida monástica na cidade

    Nos últimos dias, estou lendo alguns livros sobre a vocação monástica e vida contemplativa. Cansei de ficar lendo livros de Histór...

Mais postagens: