sexta-feira, 24 de abril de 2020

O pão nosso de cada dia


"Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribuiu-os às pessoas que estavam sentadas, e igualmente dos peixes lhes deu quanto queriam".  (Jo 6, 11)

"Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?" (Jo 6, 9)

     Gostaria de fazer alguns apontamentos sobre o Evangelho da liturgia de hoje: (Jo 6, 1-15). Nele, podemos ver o episódio da multiplicação dos pães por Nosso Jesus Cristo. É um trecho muito rico e belo e que merece ser meditado por todos nós.

    Existem muitos aspectos que podem ser vistos nesse trecho das Sagradas Escrituras, mas gostaria de focar em dois deles: a generosidade de Cristo que nos ajuda e socorre nos momentos de necessidade e também como podemos ajudar os irmãos com nossos atos de caridade, mesmo que sejam pequenos ou parecerem insuficientes. 

     Sem dúvida, é um exemplo luminoso para todos nós, e que reforça nossa esperança, ver como Jesus tratou aquelas pessoas que estavam famintas e sem terem para onde ir. Elas estavam ansiosas para ouvir os ensinamentos do Mestre e ver seus prodígios de caridade e misericórdia. É possível que muitas daquelas pessoas não tivessem nem uma casa para morar, não tivessem ninguém por elas e arrisco dizer que muitas delas só experimentaram um olhar amoroso e acolhedor quando conheceram Nosso Senhor Jesus Cristo.

     Nosso Senhor reconheceu as necessidades deles, Ele sabe do que eles necessitavam e toma a iniciativa de ajudá-los. Sim, caro leitor, da mesma forma como Jesus ajudou aquelas pessoas e soube do que elas necessitavam antes mesmo de que elas pedissem, assim Ele sabe do que necessitamos e nos ajuda sem cessar. E quando a ajuda chega, ela vem em abundância da mesma forma como aconteceu com aquelas pobres e afortunadas pessoas. Depois de todos se saciarem, ainda sobrou doze cestos cheios...

     Um outro ponto digno de ser comentado é a nossa atitude frente às necessidades do próximo. O Evangelho de hoje nos fala de um menino que tinha cinco pães de cevada e dois peixes. Acredito que esse menino seja algum dos que seguiam Jesus, pois reconhecia nele o Messias de Deus prometido. Com a indagação de Nosso Senhor a São Filipe, deve ter se espalhado entre os discípulos a notícia que o Senhor estava querendo alimentar a multidão. O menino deve ter ouvido isso e apresentado aos apóstolos, para que eles oferecessem ao Divino Mestre, tudo aquilo que ele tinha para contribuir com a missão de Cristo. Ele contribuiu generosamente, e Cristo pode fazer o milagre estupendo que está eternamente gravado na Sagrada Escritura.

     Não que Jesus não pudesse fazer o milagre sem a ajuda do generoso menino, mas Ele quer a nossa ajuda, quer que vivamos como irmãos ajudando uns aos outros. Devemos olhar para esse exemplo e, mesmo que seja pouco, nos doarmos e contribuir generosamente para o serviço a Deus e aos irmãos. Nosso Senhor sabe fazer grandes prodígios e milagres da mínima doação. Ele não pede quantidade mas sim generosidade!
     
     Enfim, amigo leitor, recomendo vivamente que você possa ler e meditar sobre essa passagem do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tenho certeza que será uma fonte de tesouros e frutos espirituais para sua vida.

     Confiantes da misericórdia e ajuda de Deus, rezemos a oração perfeita. O Pai nosso, confiantes que o Pai nos ouve e, abundantemente, nos dará o pão nosso de cada dia, para o corpo e para o espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última postagem:

Vida monástica na cidade

    Nos últimos dias, estou lendo alguns livros sobre a vocação monástica e vida contemplativa. Cansei de ficar lendo livros de Histór...

Mais postagens: