terça-feira, 21 de abril de 2020

Comunidade cristã




     Ontem eu estava assistindo dois pequenos documentários da ACN- Ajuda à Igreja que sofre, que eram focados no missionário Etíope, Padre Goesh Abraha, que atua no seu próprio país, mas está  trabalhando com algumas tribos de pastores que nunca tinham ouvido o Evangelho ou o nome de Jesus.

     Confesso que foi uma experiência emocionante ver como um missionário de Cristo, que procura fazer a vontade d'Ele e não a sua própria, faz a diferença. Realmente não há nada no mundo como o Evangelho, não há nada no mundo como o amor de Deus. Por isso a Igreja buscou tanto que a Realeza de Cristo fosse uma realidade no campo social; sem Ele estamos condenados a vivermos escravos de nós mesmos, do pecado e da morte.

     Por isso, gostaria de focar essa postagem de hoje na realidade da comunidade cristã. Como é bom quando vemos uma paróquia, família ou qualquer grupo de cristãos vivendo em paz e harmonia. Com certeza é um sinal que Jesus Cristo está reinando soberano naquela porção de batizados.

     Bem diferente é quando vemos uma comunidade dividida e triste, onde não reina a união e a alegria,  onde não reina o perdão e a misericórdia, mas a condenação e julgamento sumário. Onde cada um vive centrado na sua própria pessoa e impede que os irmãos desenvolvam suas potencialidades.

     É algo que todos nós devemos estar atentos: estamos contribuindo para que a minha comunidade seja um reflexo do Nosso Senhor Jesus Cristo? Temos que buscar a união e a concórdia em todos os ambientes que vivemos, pois somos cristãos: sal da terra e luz do mundo.  Todos nós, leigos, temos que buscar viver essa realidade; não basta ficar esperando apenas pelos ministros ordenados e os religiosos consagrados. Só assim, a Realeza de Cristo estará presente na sociedade, e nos ambientes que vivemos.

     Hoje a liturgia nos mostra o modelo a ser seguido: (At 4, 32-37), recomendo a todos lerem esse pequeno texto das Sagradas Escrituras e que meditemos sobre a beleza que era a comunidade cristã, logo no seu início. Com certeza, vamos tirar grandes exemplos desses nossos veneráveis irmãos de séculos passados.

Vou deixar os links dos dois vídeos que aludi no início desse texto:

https://www.youtube.com/watch?v=eVX5ESAka40

https://www.youtube.com/watch?v=Ysv2ppYhuZk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última postagem:

Vida monástica na cidade

    Nos últimos dias, estou lendo alguns livros sobre a vocação monástica e vida contemplativa. Cansei de ficar lendo livros de Histór...

Mais postagens: