quarta-feira, 29 de abril de 2020

Oração, estudo e escrita



   Estas são as únicas coisas que me dão a certeza de que a vida não é um completo mar de lágrimas e sofrimentos. Orar, estudar e escrever, são as melhores coisas que um ser humano pode fazer; pelo menos quando o ser humano em questão sou eu.

   Acho que é importante ter essa ordem em mente para que todo o processo seja proveitoso. 

   Primeiro a oração, sem dúvida é o princípio de tudo. É um hábito que não possuía e que, graças a Deus, estou me habituando a manter. Acredito que a razão para os meus fracassos e derrotas passadas seja a falta de oração. Quando rezamos colocamos todos os nossos problemas e dificuldades nas mãos de Deus, e ele cuida do resto... nos guiando pelo caminho e nos protegendo dos perigos, que muitas vezes são provenientes de nós mesmos.

   Em segundo lugar o estudo. Eu bem sei como é difícil ter paciência para estudar, muitas vezes falhei miseravelmente por não ter me aplicado nos estudos. Mas é inegável que o estudo é uma fonte de frutos intelectuais deliciosos. Só é preciso que nós consigamos aguentar o gosto amargo do início, depois nós podemos aproveitar o doce sabor do conhecimento.

   Em terceiro, a escrita... Coisa maravilhosa e assustadora. Maravilhosa porque temos a possibilidade de mostrar ao mundo o que temos no nosso interior, os nossos pensamentos e convicções; quem sabe alguém concorda com a gente? Assustadora justamente porque temos que encarar o nosso interior e todas as sombras e criaturas sub-reptícias que lá habitam; é preciso ser corajoso para conseguir dominar as feras que alimentamos durante toda nossa vida.

    Enfim, essa foi só uma breve, e simplória, reflexão sobre as três coisas que são capazes de dar mais vida à existência de um ser humano. Não quero com isso dizer que as três sejam coisas fáceis, jamais mentiria para você amigo leitor inexistente. As três apresentam, e muitas, dificuldades e desafios. Mas, para conhecê-las e derrotá-las, é preciso encará-las e colocá-las em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última postagem:

Vida monástica na cidade

    Nos últimos dias, estou lendo alguns livros sobre a vocação monástica e vida contemplativa. Cansei de ficar lendo livros de Histór...

Mais postagens: