domingo, 24 de maio de 2020

Vida monástica na cidade




    Nos últimos dias, estou lendo alguns livros sobre a vocação monástica e vida contemplativa. Cansei de ficar lendo livros de História e sobre os assuntos da cidade dos homens, pretendo passar os próximos dias, ou semanas, lendo mais sobre teologia e espiritualidade, ou seja, sobre a cidade de Deus.

   Agora estou ocupado com dois livros, o primeiro é uma coleção de cartas de São Barsanúfio, uma grande parte dele endereçada para outro venerável eremita, João o profeta. É uma excelente leitura, mesmo sem conhecer muito sobre esses santos homens, estou gostando de me familiarizar com eles. É interessante notar o papel de mestre e pai espiritual que São Barsanúfio tinha com o venerável João; vendo que ele também possuía as dificuldades que eu encontro para seguir uma vida espiritual, me dá esperança para perseverar.

  São mais de 800 cartas, algumas de admoestação outras curtos bilhetes de conselhos, mas todas demonstrando uma profunda vida espiritual e pleno conhecimento das Sagradas Escrituras. São Barsanúfio da Palestina realmente é um homem que viveu de acordo com a vontade de Deus para a sua vida, e que soube progredir na vida espiritual e no amor a Deus e ao próximo.

   O outro livro que estou lendo é El desierto en la ciudad, estou lendo em espanhol por isso coloquei assim, escrito por Carlo Carretto. Aliás, apenas a vida deste homem daria para fazer uma postagem aqui no blog, na verdade daria para fazer um belo filme. Um militante da Ação Católica, se converte e entende que Deus o chama para o deserto... e literalmente ele vai para o Deserto do Saara, se torna religioso dos pequenos irmãos do Evangelho e lá escreve diversos livros depois dessa conversão. 

   Não sei muito sobre a biografia do religioso escritor, mas provavelmente os superiores pediram  que ele deixasse um pouco a vida contemplativa e saísse do mosteiro para evangelizar nas cidades. Uma das cidades visitadas, e onde ele teve a inspiração para escrever o livro que mencionei, é Hong Kong; um lugar totalmente inusitado para um eremita ou monge viver.

   Mas é justamente essa a importância do livro, mostrar que é possível viver uma vida de adoração e união com Deus em plena cidade. No meio do turbilhão de barulhos, distrações e tentações da vida urbana, pode-se encontrar o deserto, pois o Reino de Deus já está no meio de nós (Lc 17, 21).

  Enfim, ainda preciso terminar a leitura desses livros, no futuro farei outra postagem sobre esse assunto, mas já tenho a certeza que será uma experiência muito proveitosa.

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Membro do rebanho do Pastor




    Ontem eu tive um pouco de vergonha na cara, como dizem aqui no meu estado, e peguei meu catecismo para dar uma lida. Para quem não sabe, estou fazendo a catequese para receber o sacramento da Confirmação. A data marcada era para a festa de Pentecostes ou seja, daqui a duas semanas, mas foi adiada por causa da pandemia do coronavírus.

   Por uma série de razões da minha vida, só agora estou me preparando para receber o santo sacramento da Crisma. Que me dará as graças necessárias para ter uma fé madura e coerente, e me transformará num verdadeiro soldado de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Voltando ao assunto, estava lendo o catecismo e realmente é um belíssimo trabalho da Igreja. Saber que aquele texto sintetiza a Fé Católica dada por Cristo e ensinada pelos apóstolos e seus sucessores ao longo da História, nos lembra que fazemos parte de algo verdadeiramente grande. 

   Ao ler aquelas páginas, nos vem à mente o sangue dos mártires, as orações dos eremitas, os ensinamentos dos apóstolos, os trabalhos e lutas dos missionários, a sabedoria dos confessores, a ciência dos doutores, a pureza das virgens, a perseverança dos penitentes, o amor dos casados, a doação dos celibatários, a inocência das crianças, a experiência dos anciãos.

   Enfim, ao ler aquelas páginas, somos tomados pela lembrança de que mesmo um jovem brasileiro desempregado e sem formação que vive no século XXI, um pecador que nunca fez nada digno com a vida que Deus deu, é continuador e irmão daquela multidão de santos e veneráveis cristãos. Uma multidão de homens e mulheres que souberam fazer a vontade do Senhor nas suas vidas, nas diversas realidades que estavam inseridos, e conquistaram um lugar na mesa do Cordeiro.

   É algo que enche de esperança e inspira a prosseguir no caminho de Cristo.

   Além de tão bela memória, é impossível não lembrar e louvar Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem eu devo tudo que sou e tenho. E a quem eu busco todos os dias da minha vida ser um fiel discípulo e servo. Sou falho, constantemente peco e faço as minha própria vontade ao invés da d'Ele, mas confio na sua infinita misericórdia. Ele que se entregou totalmente nas mãos do Pai, até morrer na Cruz. Tudo isso para salvar a humanidade comigo incluso.

   Não posso finalizar esse texto sem deixar de exclamar esperançosamente:

   Pela sua dolorosa paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!

Acordando ao meio dia





    Hoje mais uma vez acordei tarde, tão tarde que neste exato momento que escrevo estas linhas faltam cinco minutos para meio dia; restam apenas quatro agora que coloco o ponto final.

    Realmente é algo prejudicial ao ser humano acordar tão tarde, a manhã que é um momento de trabalho e produção é desperdiçado. Eu me sinto um inútil e como se não estivesse realmente vivo quando acordo tão tarde assim.

    Pedi para minha mãe me acordar ao mesmo tempo que ela, talvez seja melhor pedir ao meu pai que acorda  ainda mais cedo para ir trabalhar na obra. Restam dois minutos para o meio dia. Preciso estudar, preciso me esforçar, preciso trabalhar. Qualquer coisa que não me faça sentir um completo inútil; falta um minuto para o meio dia.

    Não é atoa que a preguiça seja um pecado capital, ela leva a outros pecados e faz com que nós nos tornemos viciados nessa vida errática. Agora é meio dia em ponto e meu dia começa...


domingo, 17 de maio de 2020

Domingo dia do Senhor, Aleluia!




    Hoje o mundo se renova. Em todo o mundo, em todos os altares é celebrada a Ceia Eucarística, que nos recorda e renova de forma incruenta e verdadeira, o santo sacrifício do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    Infelizmente, por conta do período histórico no qual estamos vivendo, não pude ir presencialmente em um desses templos do Senhor Altíssimo, participar do maior evento que ocorre silenciosamente por toda a Terra. Mas, pelo menos, as tecnologias do século presente me permitiram participar a distância. Algo que eu nunca poderia ter feito se tivesse nascido em outra época; foi com a tecnologia do século XXI que pude assistir a Santa Missa, transmitida diretamente do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, que fica na cidade goiana de Trindade... Muito distante da minha querida Natal. Dois territórios da mesma federação mas ao mesmo tempo tão distantes...

    Realmente, hoje me senti tocado pela Graça de Deus, e não estou mais com aquela angústia que havia relatado na postagem anterior. 

   Oh meu Deus e Senhor, sois realmente consolador! Cantarei vossas misericórdias eternamente enquanto fôlego eu tiver! Enquanto vida me conceder!

   Peço a vós meu Deus e Senhor, meu misericordioso Salvador, ser capaz de reconhecer sua presença em todos os momentos da minha vida e de ser obediente e manso à vossa justa e misericordiosa vontade.

Amém!


sábado, 16 de maio de 2020

Algumas reflexões




   Estou realmente afastado do blog,  tinha dito que voltaria a escrever diariamente mas não foi possível. Nesses dias estou profundamente sem ânimo para qualquer coisa. Bom, eu nunca fui um exemplo de perseverança e assiduidade, mas esse sentimento de desânimo e desolação está me acompanhando constantemente nos últimos dias.

   Eu poderia apontar a razão disso para aspectos psicológicos por causa da quarentena. A sensação de ver a vida passando e saber que até hoje eu não realizei nada na vida que me foi dada, é realmente desanimadora. Mas, como cristão, eu sei que o aspecto espiritual também tem muita influência sobre uma pessoa.

   Sim, como cristão eu sei que tudo que nos acontece é permitido por Deus na sua infinita sabedoria e que todas essas coisas levam ao nosso bem graças à sua infinita misericórdia. O bem temporal é importante, justo e consolador, mas o bem eterno é perfeito e infinitamente mais importante e consolador. Reconheço que estou longe, muito longe da perfeição cristã, de ser santo como nosso Pai é Santo. Mas imploro a Deus que me perdoe e dê as graças necessárias para que isso mude.

   Ontem vi uma bela exposição da vida de São Paulo da Cruz. Que exemplos luminosos os santos de todos os séculos nos dão. Homens e mulheres que souberam caminhar nas veredas de Cristo de forma exemplar, nas diversas circunstâncias e cruzes. 

   Imploro pela intercessão dos Santos e Anjos de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que eu saiba reconhecer a vontade d'Ele para minha vida, e consiga segui-la fielmente.


Esse é o link da exposição de São Paulo da Cruz, recomendo que assistam:

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Trabalhando nos textos







   Estou afastado do blog há uns dias, não que tenha algum problema nisso já que não existem leitores aqui.

   De qualquer forma, vou voltar a postar diariamente aqui, não posso parar de praticar a escrita; uma vez que se para é difícil voltar ao ritmo. Não digo que seja impossível mas é muito difícil e exige um esforço maior.

   Também tem alguns textos que precisam da minha atenção; tenho que encarar a escrita como um trabalho como outro qualquer e fazer uso de uma rotina laboral. Todo trabalho ou ofício precisa de uma rotina de exercício ou prática. Sem isso, o operário ou artesão enferruja e não consegue quebrar pedras ou modelar o ouro corretamente.

   Enfim, esse pequenino texto, que permanecerá na obscuridade para sempre, foi apenas um passo nesse sentido. Espero permanecer com a prática da escrita enquanto viver, sem ela minha vida não possui o mesmo brilho e sentido.

Última postagem:

Vida monástica na cidade

    Nos últimos dias, estou lendo alguns livros sobre a vocação monástica e vida contemplativa. Cansei de ficar lendo livros de Histór...

Mais postagens: